Partilhar

Benefícios do chá de carqueja

beneficios cha de carqueja

A carqueja em forma de chá é comumente utilizado para emagrecer em programas para perda de peso, vez que ajuda a retardar a digestão e regulariza o sistema digestivo. Os benefícios do chá de carqueja incluem a melhora da circulação sanguínea, da digestão e a facilitação do processo de emagrecimento, mas o chá de carqueja também é benéfico para ajudar a controlar a diabetes, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento da anemia, abrir o apetite, auxiliar no tratamento de doenças digestivas, eliminar vermes intestinais, combater a febre, auxiliar no combate às inflamações.

Ela impede o desenvolvimento de úlceras, que podem estar ligados a suas propriedades anti-inflamatórias. Todos estes benefícios podem estar ligados à capacidade da planta Conseguir inibir a biossíntese das prostaglandinas, devido a algumas prostaglandinas sendo compostos inflamatórios.


Uma vez que as prostaglandinas também são mediadoras da dor e febre, esses dados podem apoiar que o uso nativo da Carqueja pode reduzir a febre , e para terminar ela pode também ter uma abordagem auxiliar natural para enfrentar os desafios associados à hipertensão.

As propriedades medicinais da Carqueja são facilmente assimiladas pelo sangue, fortalecendo o corpo e limpando as impurezas do sangue, podendo ser útil para o tratamento da anemia. O uso tradicional e preparação do chá de Carqueja consiste na infusão de uma boa quantidade da planta seca em cerca de um litro de água. O caule fresco e carnudo da Carqueja também pode ser mastigado para absorção das propriedades medicinais da erva.

Estes benefícios do chá de carqueja devem-se às propriedades medicinais que esta planta possui como os compostos fenóicos, saponinas, favonas e flavonóides.Contudo ele é contra indicado durante a gravidez e amamentação e não deve ser utilizado em grandes doses pois pode ser prejudicial à saúde.

A Carqueja é uma rica fonte de flavonoides e possui propriedades semelhantes à silimarina, principio ativo encontrado na planta medicinal Cardo-Mariano, o que lhe confere grandes efeitos protetivos contra intoxicações e doenças hepáticas.

O chá de carqueja é muito consumido para tonificar, equilibrar e fortalecer a função do fígado, assim como para eliminar vermes, toxinas e impurezas do fígado e da bile. Os benefícios da Carqueja ainda se estendem a pessoas com ressacas.

Atua na função gastrointestinal, sendo utilizada para o tratamento de distúrbios digestivos como úlceras, gastroenterites, refluxo ácido e disfunções da válvula ileocecal; distúrbios da vesícula biliar, como pedras, dores, intoxicação e retardo na liberação da bile; desintoxicação do sangue, fígado, vesícula biliar, pâncreas e por fim; infecções virais estomacais, herpes simples e HIV, além e febres e diarreias.

A Carqueja é uma erva que contem até 20% de flavonóides, incluindo a quercetina, luteolina, nepetina, apigenina e hispidulina, sendo tais flavonoides considerados seus principais constituintes ativos. A Carqueja é um arbusto perene que atinge alturas de seis metros e ostenta flores branco-amareladas em sua coroa, entre os meses de abril e maio. A planta é suculenta, com talos altos de três lados e pêlos brancos, que crescem a partir do caule.

No entanto, os flavonóides têm-se visto que protegem o nosso organismo contra a toxicidade do fígadoligando-se ás toxinas e impedindo a sua absorção. Por exemplo, silimarina, um flavonóide que é comum nas plantas verdes e que está presente no leite de cardo e algas azuis, foi provado que oferece 100% de proteção contra as toxinas hepáticas.

Da mesma forma a clorofila, embora não seja um flavonóide, foi mostrado que tambem oferece uma proteção significativa contra o cancer mais potente do fígado, a aflatoxina .Num estudo realizado em ratos, após o pré-tratamento com a Carqueja conseguiu-se reduzir significativamente a inflamação e dor em vários tipos de inflamação. A Carqueja também reduz a contração intestinal, que apoia o seu efeito calmante em casos de irritação do sistema digestivo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>